PERFIL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM USUÁRIOS ADULTOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO POLO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Filipe Fernandes Gabriel Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC http://orcid.org/0000-0002-1838-9136
  • Rita Suselaine Vieira Ribeiro Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Paula Rosane Vieira Guimaraes Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Fabiane Maciel Fabris Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Resumo

A Sindemia Global ressalta que em virtude do aumento da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, o fenômeno afeta países em desenvolvimento, como o Brasil, no qual coloca a população em risco de Insegurança Alimentar e Nutricional. O estudo tem como objetivo avaliar o perfil de Segurança Alimentar e Nutricional em adultos usuários do sistema único de saúde de um município polo de Santa Catarina. Foram incluídos na pesquisa adultos residentes do município de Criciúma, Santa Catarina, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, totalizando a amostra de 240 indivíduos. Metade dos participantes não consomem feijão 50% (120), assim como a baixa ingestão de frutas com 44,6% (108), e a presença das bebidas adoçadas com 51,2% (123). De acordo com plano de saúde, 62,9% (151), responderam que não tem acesso a este serviço. Assim através do estado nutricional apontou que 35% (84) encontra-se em sobrepeso, e 16,5 % (40) estão com obesidade. Os adultos que contraíram a covid-19, foi de 19,6% (47). Assim 31,3% (75) dos entrevistados estão em situação de Insegurança Alimentar e Nutricional, visto que 68,7% (165) dos participantes encontram-se em Segurança Alimentar e Nutricional. Concluímos que a Insegurança Alimentar e Nutricional é alta, e deve ser combatida intersetorialmente, percorrendo toda a cadeia alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Fernandes Gabriel, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Nutrição (2021) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Atualmente é Residente em Atenção Básica/Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional da UNESC,Mestrando em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva - PPGSCol da UNESC e Conselheiro Suplente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (2020/Atual). Atua na área de saúde coletiva, com ênfase na atenção primária a à saúde, sistemas de saúde, políticas públicas de saúde, epidemiologia nutricional, segurança alimentar e nutricional e direito humano à alimentação e nutrição adequada.

Rita Suselaine Vieira Ribeiro, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (1987). Coordenadora Adjunta do Curso de Nutrição UNESC (2021 - 2023). Docente do Curso de Nutrição UNESC. Tutora no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família e em Saúde Coletiva. Nutricionista aposentada da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma. Foi Coordenadora do Curso de Nutrição UNESC entre 2015 a 2020. Mestre em Ciências da Saúde (2010). Doutoranda em Desenvolvimento Socioeconômico UNESC. Tem experiência em Nutrição e Saúde Coletiva, Gestão de Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição, Educação Alimentar e Nutricional, Segurança Alimentar e Nutricional. Presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Criciúma, SC (2017 a 2021). Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma, SC (2021 a 2022).

Paula Rosane Vieira Guimaraes, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (1991) e mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007). Atualmente concurso Prefeitura Municipal de Criciúma - Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica - Docência, responsável pelo Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Autora do Livro "Politicas de alimentação escolar das décadaas 1960-1070: Memorias das merendeiras de Criciúma no processo modernizador". Editora Brazil Publishing, 2019. Tem experiência na área de Nutrição, Segurança alimentar e nutricional, com ênfase em Nutrição e Saúde Coletiva.

Fabiane Maciel Fabris, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com conclusão de curso no ano de 2000. Especialista em Saúde Pública e Ação Comunitária pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com título adquirido em 2004. Especialista em Formação Contemporânea para Ensino na Área da Saúde (PRÓ-SAÚDE / PET- SAÚDE / UNIVALI), com conclusão do curso em setembro de 2015.Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS/UNESC), com conclusão em 2016. Coordenadora do Curso de Nutrição Unesc, docente do Curso de Nutrição Unesc desde o ano de 2007. Também foi docente no Curso de Educação Física Unesc e Curso de Enfermagem Unesc, de 2009 até 2021 . Coordenadora de dois projetos de extensão na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC): "Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar" e " Ações de Alimentação e Nutrição Solidária" para Feira de Economia Solidária (agricultura familiar). Coordenadora do Programa de Extensão "Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças" - CIÊNCIAS DA SAÚDE / UNESC. Membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) entre o período de 2001 à 2017. Membro do Conselho Municipal de Saúde, no ano de 2018 até 2019. Foco de atuação em Alimentação Coletiva, experiência profissional em gestão de alimentação escolar, e Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Foi ganhadora do Prêmio Nacional - Gestor Eficiente em Alimentação Escolar em 2005 / PNAE / FNDE. Além destas áreas, apresenta experiência profissional em nutrição clínica e nutrição esportiva, onde atuou em consultório com atendimento clínico, também em academias de ginástica e musculação. Atuação como RT (Responsável Técnica) em um centro de educação infantil privado (2003 - até presente momento) e um Colégio privado, com educação infantil até ensino médio (2015 - 2019), no município de Criciúma - SC. Atua também na área de Nutrição e Gastronomia voltada a sustentabilidade, utilização de alimentos regionais e Panc,s, aproveitamento integral de alimentos, vegetarianismo e alternativas alimentares.

Downloads

Publicado

2022-11-23