Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Extensão da Unesc publicará, em formato eletrônico, artigos de extensionistas, profissionais e pesquisadores ligados às atividades de extensão da UNESC, no âmbito das distintas Unidades Acadêmicas, além de extensionistas e pesquisadores de outras universidades que desenvolvam estudos interdisciplinares relacionados aos diversos campos do conhecimento. O periódico acolherá prioritariamente trabalhos originais com contribuições em seu respectivo campo de estudo. As abordagens podem ser baseadas em metodologias qualitativas e/ou quantitativas.

O título "Revista de Extensão da Unesc” representa o objetivo de integrar as distintas áreas do conhecimento, no âmbito interno ou externo da UNESC, em uma interação que tenha como interesse em comum as práticas extensionistas, articuladas ao ensino e à pesquisa, junto aos diversos setores da sociedade, colhendo, de um diálogo profícuo, oportunidades de aperfeiçoamento no que diz respeito à participação efetiva do mundo acadêmico junto às diferentes realidades sociais.

Objetivos:

A Revista pautar-se-á, portanto, nos seguintes objetivos:

a) Contribuir na divulgação dos conhecimentos relacionados e gerados a partir de atividades extensão e de pesquisa e/ou ensino que articulam com a extensão no âmbito da produção de conhecimento gerada na academia e fora dela; e

b) Oferecer ao leitor enfoques dos principais temas debatidos nas respectivas áreas, por meio de artigos e resenhas, produzidos na academia  ou por profissionais interessados no desenvolvimento de sua área de conhecimento.

 Estes objetivos contribuirão para impulsionar o diálogo e a integração de ideias entre o ensino, a pesquisa e a extensão, marcando sua presença no meio científico como campo de debates e trocas de ideias e práticas dentro das diferentes Áreas Temáticas (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho) e das distintas áreas do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharia; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; dentre outros). Portanto, propõe-se que a revista conte também com o apoio de extensionistas e pesquisadores externos à UNESC, tanto do Brasil, quanto do Exterior.

 

CORPO EDITORIAL

Editores Executivos

Dr. Juliano Bitencourt Campos - Unesc

Dr. Reginaldo de Souza Vieira - Unesc

 

Editores Associados

Dra. Alessandra Carla Ceolin – UFRPE

Dr. Antoine Lordeau – Muséum National d’Histoire Naturelle - França

Dra. Bernadete Dalmolin – UPF

Dr. Dimas  de Oliveira Estevam – Unesc

Dra. Elisabeth Maria Campanella de Siervi - Unesc

Dr. Guillermo Luevano Bustamente, da Universidade Autonoma de San Luis de Potosí. - México

Dr. Josué Adam Lasier – UNIMEP

Dra. Julieta Nicolao - Universidad Nacional del Centro dela Provinciade Buenos Aires

Dr. Luiz Oosterbeek – Instituto Terra e Memória - Portugal

Dra. Magada Tessmann Schwalm - Unesc

Dr. Marco Antônio da Silva - Unesc

Dra. Maristela Gonçalves Giassi – Unesc

Dr. Miguelangelo Gianezini - Unesc

Dr. Raimundo Nonato Pereira da Silva - UFAM

Dr. Vilson Menegon Bristot – Unesc

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Especificações Gerais - Fluxo de submissão e aprovação

A Revista de Extensão da Unesc será publicada em meio eletrônico, sendo os tipos de submissão aceitos: artigo original; artigo de revisão (review); relato de experiência, resenhas e entrevistas  (a critério da diretoria executiva).

Não serão aceitos elaborados exclusivamente por graduandos, que poderão ser coautores de artigos submetidos por detentores de graduação ou titulação superior.

Inicialmente prevê-se edição semestral com no mínimo 08 e no máximo 14 artigos por publicação, com fluxo contínuo de recebimento de manuscritos para avaliação. Temas relevantes relacionados às diversas áreas da produção do conhecimento em extensão, a critério da Editoria, podem ser publicados como suplementos especiais dentro das áreas da revista.

Os manuscritos submetidos serão recebidos pelo sistema on-line da revista (www.unesc.net/periodicos). Em seguida, serão analisados preliminarmente (escopo e normas) por Editores Associados e ou pelos(as) Editores(as) Executivos(as), que então encaminhará para dois relatores/avaliadores Ad hoc convidados, que possuem competência estabelecida na área de conhecimento do manuscrito, avaliando-o no sistema per review.

Os resultados serão expressos em "aceitar para publicação", "Aceitar com revisões" ou "Rejeitar publicação". Em caso de um parecer positivo e outro negativo os Editores decidirão e/ou enviarão, caso julguem necessário, o manuscrito a um terceiro avaliador Ad hoc.