DOENÇA OU CRIMINALIDADE: ANÁLISE DO COMPORTAMENTOS PSICOPÁTICOS NOS HOMICIDAS EM UMA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DA REGIÃO SUL
DOI:
https://doi.org/10.18616/re.v2i2.3774Resumo
O principal objetivo deste estudo foi verificar a presença de psicopatia nos detentos homicidas de uma Penitenciária Estadual da região sul, buscando a identificação de traços de perfil e comportamentos psicopáticos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa de caráter exploratório, sendo que foi utilizada a Escala Hare para identificação e análise utilizando o ponto de corte 30 e um questionário aberto. A amostra foi intencional e participaram da pesquisa 20 detentos. Resultados/Discussão: Dos 20 condenados por crime de homicídio, a faixa etária foi de 18 a 50 anos. Pela escala Hare, ocorreu a presença de psicopatia em quatro detentos, representando 20% da amostra carcerária entrevistada. Foi possível elencar e analisar que as principais características da personalidade dos detentos participantes foram ausência de culpa e incapacidade de aceitar responsabilidade pelos próprios atos, sendo que os principais comportamentos verificados foram impulsividade e transtorno de conduta na infância. Conclusão: Todos os participantes que obtiveram pontuação para psicopatia mostraram desestrutura familiar, agressões, alcoolismo, ausência da figura paterna e abandono.
Palavras-chave: Psicopata; Hare (PCL-R); Homicídio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.