UMA NARRATIVA SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: AS OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Isadora Maria Back da Veiga Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Leticia Silva da Cunha Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18616/re.v5i1.6335

Resumo

A extensão no ensino superior tem sido considerada um elemento substancial para o desenvolvimento de oportunidades de inovação pedagógica e curricular. Nesse sentido, considerando-a como um instrumento aplicado ao desenvolvimento de competências, este artigo tem o objetivo de conhecer as contribuições da extensão para o desenvolvimento de competências socioemocionais em jovens que residem em espaços de vulnerabilidade social. Por meio de uma pesquisa de abordagem narrativa, com participantes de um projeto de extensão que ocorre em uma Universidade Comunitária Catarinense, foi possível identificar as contribuições proporcionadas na formação de indivíduos que participaram do projeto. As considerações finais asseveram a extensão como uma estratégia de aprendizagem que pode fortalecer os currículos no ensino superior e fomentar inovações, por parte das Instituições que a adotam como estratégia curricular.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua como pesquisador, vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e ao Núcleo de Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP), ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina. Também é pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU), da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência em temas relacionado a avaliação institucional (SINAES), gestão das atividades da CPA, regulação da educação superior e gestão acadêmica, com foco nos impactos do CPC nos Projetos Pedagógicos, IGC e PDI. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias voltadas para o ENADE. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração estratégica, gestão do conhecimento, inovação, metodologia científica e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior. Integra, atualmente, o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), do INEP/MEC.

Isadora Maria Back da Veiga, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Academica da oitava fase do curso de Administração de Empresas

Leticia Silva da Cunha, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Academica da oitava fase do curso de Administração de Empresas

Downloads

Publicado

2021-02-25