PEDAGOGIA E ARQUITETURA NOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA: PROPOSTAS DE ADEQUAÇÃO AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COMPLEXO EDUCACIONAL DO BAIRRO DA JUVENTUDE
DOI:
https://doi.org/10.18616/re.v5i1.6497Resumo
O presente artigo apresenta as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão, realizado no Bairro da Juventude em parceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, sob o título "Complexo Educacional Bairro da Juventude - Criciúma/SC: Revitalização e adequação dos espaços físicos comunitários ao projeto pedagógico da instituição". Este trabalho aborda a contribuição da equipe extensionista da UNESC, formada por docentes e discentes bolsistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Pedagogia, para a criação de novos espaços físicos aliados a uma concepção pedagógica de educação integral, que a Instituição Bairro da Juventude adota, mas que pretende ampliar a partir da revisão do seu Plano Político Pedagógico - PPP. A metodologia compreendeu reuniões semanais com as equipes das duas instituições, que ora reuniam-se nas dependências da UNESC, ora no Bairro da Juventude. Paralelamente, foram realizadas diversas visitas de campo, em distintos horários, para se avaliar as formas de apropriação dos espaços de convivência e se estes correspondiam às expectativas de ensino-aprendizagem inseridas no PPP. Do encontro das expectativas elencadas pela equipe de professores do Bairro da Juventude e dos levantamentos de campo realizados pela equipe da UNESC, foi possível se traçar algumas diretrizes de qualificação dos espaços de convivência em relação aos objetivos pedagógicos pretendidos. Com este trabalho foi possível entender a relação entre espaço, concepção pedagógica e os processos de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras chave: Bairro da Juventude, Readequação física, Concepção pedagógica, Transformação Social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.