A CULTURA DO BOI DE MAMÃO
TRANSFORMANDO PERSPECTIVAS POR MEIO DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.18616/re.v8i1.8224Resumo
O tema central deste relato de experiência é a utilização da cultura do Boi de Mamão como recurso pedagógico para o ensino infantil, promovendo o envolvimento ativo das crianças em atividades culturais, artísticas e ambientais. Tratamos, com problema, da falta de interesse e engajamento das crianças nas atividades educacionais tradicionais, o que levou à busca de estratégias inovadoras para tornar o aprendizado mais significativo e envolvente. Quanto a parte de metodologia empregada, ela envolveu a integração de elementos culturais, artísticos e ambientais nas atividades educacionais, com foco na cultura do Boi de Mamão. Foram utilizados materiais recicláveis como recursos pedagógicos, e as atividades foram planejadas de forma lúdica e interativa, adaptadas ao nível de compreensão das crianças. Nossos principais objetivos deste relato de experiência foram: Promover o interesse e o engajamento das crianças no processo de aprendizagem; valorizar a cultura regional do Boi de Mamão, incentivando o respeito e a preservação das tradições locais; Estimular a conscientização ambiental desde a infância, por meio do uso de materiais recicláveis. Os resultados obtidos ao longo desta experiência demonstraram que a integração de elementos culturais, artísticos e ambientais nas atividades educacionais foi eficaz em promover um aprendizado mais significativo e envolvente para as crianças. A cultura do Boi de Mamão se mostrou uma ferramenta valiosa para conectar as crianças com suas raízes culturais e sensibilizá-las para questões ambientais. A educação tornou-se mais eficaz quando alinhada com os interesses e identidade das crianças, contribuindo para seu desenvolvimento integral e formação como cidadãos conscientes e criativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.