HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO BRASIL E PANORAMA DA MODALIDADE DE ENSINO EM SANTA CATARINA:

UM RECORTE LOCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/re.v8i1.8228

Resumo

Este é um trabalho qualitativo-bibliográfico, que explana o panorama da educação intramuro. Foram pesquisados dados coerentes para a reflexão e discussão acerca da modalidade de ensino, que hoje, no Brasil, ainda é invisibilizada. O objetivo principal foi relatar em como se constitui as (im) possibilidades de estudo em território nacional, estadual (Santa Catarina) e local (Peniteniciária Feminina de Criciúma). Em linhas gerais, a educação em prisões já se apresenta como um direito brasileiro há 15 anos, mas a execução das aulas intramuro tem muito o que evoluir e ser investida. O presente estudo é parte de uma dissertação de Mestrado em Educação.

Palavras-chave: Educação em prisões; Panorama; Direito.

Biografia do Autor

Guilherme Orestes Canarim, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestrando em educação pelo PPGE (Programa de pós-graduação em Educação) da UNESC ( Universidade do Extremo Sul Catarinense). Possui graduação em filosofia pela UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente participa do GEFOCS (Grupo de Estudos em Educação, Formação Cultural e Sociedade). Tem experiência em pesquisa no campo da educação, em especial nos temas: Teoria Crítica e Estética na Educação, Formação Cultural, Filosofia da Educação, Processos Formativos e escrita acadêmica.

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014).

Professor efetivo - UNESC

Downloads

Publicado

2023-12-07