A EMERGÊNCIA DOS LIVINGS LABS NO BRASIL COMO UM MEIO PARA A PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO SOCIAL
Resumo
A preocupação com a questão da sustentabilidade é cada vez maior na agenda da inovação, comumente possuindo maiores implicações sistêmicas e enfatizando a necessidade degerenciamento integrado. Tais inovações surgem de preocupações em – e devem ser compatíveis com – contextos sociais, políticos e culturais complexos e oferecem alto risco de
fracasso se esses elementos da demanda forem negligenciados (BESSANT e TIDD, 2009). Porém, de acordo com Vollenbroek (2002) a inovação não conduz automaticamente ao progresso da sociedade, como é implicitamente assumido no âmbito tecnológico, pois esta suposição é uma herança do Iluminismo, ou seja, a crença de que a ciência, automaticamente resultará em uma melhor qualidade de vida.
Dessa maneira, a busca pela sustentabilidade, subordinada ao paradigma do desenvolvimento sustentável, necessita de uma abordagem para a inovação que pode ser caracterizada a partir
de uma sociedade ativa que decida qual agenda econômica, objetivos ecológicos e sociais devem ser cumpridos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.