ENSAIO SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR, COOPERATIVISMO DE CRÉDITO E DESENVOLVIMENTO RURAL
Resumo
A agricultura familiar é a principal responsável pela produção de alimentos consumidos pela população brasileira. Na agricultura familiar, a gestão da propriedade é compartilhada pela família, sendo a produção agrícola a principal fonte de renda. Nesse sentido, se busca compreender, por meio de referenciais teóricos, a contribuição do crédito rural cooperativista para com o desenvolvimento da agricultura familiar. De modo que, se evidencia que a cooperativa de crédito rural tem função fundamental para que essas pessoas ampliem seu acesso a recursos materiais e simbólicos, porquanto são oportunidades de viabilização de negócios e geração de renda no campo. As cooperativas de crédito nasceram em áreas rurais para atender às necessidades locais, sem o apoio da bancarização tradicional ou o apoio estatal. Representam as organizações civis criadas para resolver seus próprios problemas e proveem as realizações de tais movimentos. Por isso, as cooperativas de crédito desempenham um papel socioeconômico muito importante nas comunidades em que atuam, mormente para a agricultura familiar; entre outros motivos, em razão do círculo virtuoso do cooperativismo financeiro, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social. Conclui-se pela viabilização da expansão da pesquisa, para um estudo de caso, dissertando-se a nível de mestrado acadêmico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.