REFLEXOS DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 72/2013 E DA LEI COMPLEMENTAR Nº 150/2015 NO TRABALHO DOMÉSTICO REMUNERADO
Resumo
Este trabalho consiste em um projeto de pesquisa cujo objetivo geral é compreender os aspectos do trabalho doméstico remunerado após a implementação da Emenda Constitucional nº 72/2013 e da Lei Complementar nº150/2015, que surgiram por meio da Proposta de Emenda à Constituição nº 66/2012, popularmente conhecida como “PEC das domésticas”. Neste sentido, os objetivos específicos serão: identificar as mudanças nas jornadas de trabalho bem como no vínculo empregatício após a implementação da lei, e analisar as transformações no que tange a desvalorização e precarização deste trabalho. Cabe ressaltar que o trabalho doméstico e o de cuidados foram atribuídos e naturalizados pela sociedade como algo intrínseco às mulheres. No que tange ao perfil das trabalhadoras domésticas no Brasil, em sua maioria vivem em situação de pobreza, são mulheres negras, possuem pouca escolaridade e geralmente o trabalho doméstico remunerado surge como uma alternativa para o desemprego. Em relação aos procedimentos metodológicos que serão utilizados para realizar esta pesquisa, em primeiro lugar estão sendo realizadas buscas bibliográficas em bases de dados e em documentos oficias. Em segundo lugar, serão realizadas entrevistas com trabalhadoras domésticas mensalistas e diaristas da região sul do estado de Santa Catarina; na sequência as entrevistas serão transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo. A abordagem será qualitativa e os objetivos descritivos e explicativos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.