O ENVOLVIMENTO FAMILIAR, A MATURIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA E O DESEMPENHO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA MICRORREGIÃO DE CRICIÚMA-SC
Resumo
O envolvimento familiar nos pequenos negócios é uma forma de aversão aos riscos. Este tipo de organização apresenta características como a escassez de recursos financeiros, informalidade e relações próximas entre os envolvidos. Atribuir demandas aos familiares é uma forma de manutenção do capital no seio familiar sem o eventual ônus da dívida trabalhista, ao mesmo tempo que a família pode desfrutar de algumas benesses provenientes da empresa. (CHUA; CHRISMAN; SHARMA, 1999). À medida que a empresa se desenvolve e qualifica suas operações, surgem questionamentos pertinentes ao papel da família na empresa. Entretanto, o envolvimento familiar não é uma especificidade da pequena empresa. Grandes empresas, incluindo algumas de capital aberto, apresentam características familiares, seja pela composição da família no quadro societário ou pelo controle exercido na administração. (LA PORTA; LOPEZDE-SILANES; & SHLEIFER 1999). Pode-se, também, afirmar que o envolvimento familiar pode perpassar por todo o ciclo de vida da empresa, independente da evolução do seu porte. Sendo assim, especula-se neste estudo, que o grau de envolvimento familiar possa trazer alguma vantagem competitiva para a empresa. (PELHAM; WILSON 1996). Assim, a pesquisa objetiva analisar a relação entre o grau de envolvimento familiar com o desempenho das empresas mediada pela governança corporativa. (REHMAN; HASHIM 2020). Para isso, a pesquisa utilizará o método quantitativo para apuração das variáveis latentes. O elemento da pesquisa dar-se-á na alta direção das pequenas e médias empresas da microrregião de Criciúma, por meio da disponibilização do Portal Transparência que apresenta os 95 maiores contribuintes (pessoas jurídicas) do município no ano de 2019. O erro amostral do estudo é de 5%. Os dados serão coletados por meio de questionário auto aplicado. E a análise estatística se dará por meio de equações estruturais com apoio do SMARTPLS (RINGLE; WENDE; BECKER, 2015).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.