MATURIDADE NA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS DE ESCOLAS DE IDIOMAS LOCALIZADAS NO MUNICIPIO DE CRICIÚMA, SC
Resumo
A inovação em serviços vem sendo considerada um fator chave para o desenvolvimento econômico de uma empresa, e o crescente papel do ecossistema de empresas de serviços na atividade econômica mundial vem sendo destacada. A palavra “inovação” possui um leque de definições e significados, e o que se relaciona entre esses é a ideia de introdução de algo novo (SCHUMPETER, 1988). Duas premissas básicas para a inovação em serviços, especificamente, foram propostas por Gadrey e Gallouj (1994). Buscar o método mais eficaz de solucionar um problema, o que equivale a inovação de processos e procurar novas soluções de problemas diagnosticados e/ou novos serviços para o mercado atuante, o que equivale a inovação de produtos. A esses dois processos, o terceiro Manual de Oslo acrescenta a inovação organizacional, aplicável também a empresas de serviços, referindo-se à implementação de novos métodos organizacionais, destacando-se a mudança na prática do négocio, mudança nas relações externas da organização e reordenamento do local de trabalho. Barcet (2010) traz uma nova perspectiva, propondo que a análise da inovação em serviços seja voltada ao serviço a ser entregue, ou seja, preconiza que a principal mudança inovativa no setor de serviço se encontra no resultado a partir da percepção do usuário do serviço. Taivonen (2010) argumenta que nas empresas de serviços, a nova ideia de serviços pode ser desenvolvida simultaneamente à implementação, ou seja, podem ser integradas na prática do fornecimento do serviço. Sua análise conclusiva determina três tipos de paradigmas nos processos existentes de inovação de serviços: 1) Inovação com um projeto separado da prática atual, que pode vir a ser realizada posteriormente; 2) Inovação como um modelo de rápida aplicação; 3) Inovação que segue a prática atual, ou seja, em que os novos processos são postos em ação concomitantemente ao que está sendo aplicado. Seguindo essa perspectiva, é necessário que as organizações apliquem medidas de inovação ao visar o desenvolvimento de novos serviços e/ou ampliação dos serviços vigentes. O presente trabalho aplicará um instrumento de diagnóstico com clientes e gestores de cinco escolas de idiomas na cidade de Criciúma, Santa Catarina, avaliando dimensões pertinentes ao reconhecimento de problemas de processos e do serviço entregue, visando mensurar os pontos favoráveis e desfavoráveis de cada uma dessas escolas que possam a vir direcionar o desenvolvimento da inovação em seu ramo de negócios. O presente trabalho considera sua aplicação de grande relevância, pois tem como objetivo mensurar a maturação de serviços em empresas do mesmo ramo, aplicando processos metodológicos de relevância, visando a prosperidade das organizações supracitadas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.