NEUROMARKETING: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Resumo
A evolução do marketing fez com que profissionais da área se interessassem pelo comportamento do consumidor. Para isto, foram analisados alguns fatores: culturais, sociais e pessoais. Com isso, surgiu a necessidade de uma nova técnica de análise, recorrendo assim a neurociência. Desta forma, surgiu o estudo neuromarketing, que busca ser uma nova área de complemento ao estudo do comportamento do consumidor. O objetivo da presente pesquisa é analisar as principais contribuições dos estudos relacionados ao neuromarketing, dos programas de pós graduação no Brasil. Para alcançar a determinada meta, foi realizada uma revisão bibliográfica, cuja revisão possibilitou a seleção de 14 estudos, dentre eles dissertações e teses brasileiras. Destes, foram analisados individualmente o objetivo, o método de pesquisa, as principais conclusões e as sugestões de futuras pesquisas. A partir disto, pode-se concluir que o neuromarketing vem crescendo e sendo cada vez mais conhecido no Brasil desde o ano de 2007, onde quando foi encontrada a primeira dissertação. O neuromarketing vem sendo cada vez mais utilizado em estudos específicos, seja relacionado a preferência de marca ou até mesmo para questões sensoriais (paladar ou visão). Se faz necessário abranger a presente pesquisa, como forma de estudos futuros utilizando conhecimentos científicos de artigos científicos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.