O PAPEL DA INOVAÇÃO NAS PROPOSTAS PARA MANUTENÇÃO DE SISTEMAS IMPORTANTES DO PATRIMÔNIO AGRÍCOLA MUNDIAL SOB A ÓTICA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Resumo
Os Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM) são regiões que combinam biodiversidade, ecossistemas resilientes e patrimônio cultural. Esses sistemas podem ser encontrados em locais que fornecem bens e serviços sustentáveis e provêm subsistência para milhões de agricultores. Do uso da terra se destaca a pressão pela substituição do uso dessas áreas por outras atividades econômicas alheias àquelas que contribuem para a série de características socioeconômicas e culturais-históricas que definem a região como um SIPAM, de forma que esse condicionante reforça os problemas do êxodo populacional resultante da baixa viabilidade econômica. Esse processo tende a contribuir para a perda de espécies e raças locais, além das práticas tradicionais de gestão e manejo de recursos (FAO, 2021). As ações destacadas nas propostas de reconhecimento para conservação desses sistemas – qualificação da mão de obra para infraestrutura, gestão e manejo; implementação de sistemas resilientes e integrados da produção agroecológica; incentivo ao turismo como fonte de renda; integração campo-cidade – incluem o incremento tecnológico e inovações nos ambientes produtivos com a integração produtiva cultural com novas fontes proteicas ou fontes alternativas com maior potencial de retorno. Nesse contexto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, 2021), podem contribuir para que sejam solucionados os impeditivos da manutenção desses SIPAM de forma que: a Meta 8.6 busca reduzir a proporção de jovens sem empregos, educação e treinamento; a Meta 9.1 ratifica a necessidade de desenvolver infraestrutura de qualidade, sustentável e confiável para contribuir com o desenvolvimento econômico e bem-estar, focando em condições de acessibilidade e equidade para todos; a Meta 10.1 estabelece o progressivo e sustentável crescimento da renda da população economicamente insegura; a Meta 11.4 foca nas forças para proteção e salvaguarda dos patrimônios culturais e naturais no mundo; e a Meta 11.a que se refere às conexões rural-urbanas para o fortalecimento e desenvolvimento regional focados nas questões socioeconômicas e ambientais. Buscando identificar o papel da inovação para criação dos Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial, foi utilizada busca por palavras-chave na análise dos planos de ação das propostas de criação dessas regiões. A aplicação do processo demonstrou que dentre os principais referenciamentos à inovação podem ser destacados: inovações para processos produtivos e operacionalização destes; implementação de estratégias de gestão integrada e de cooperação dentre produtores, incluindo, mas não se limitando, a empresas e cooperativas; inovação no manejo e gestão de recursos da terra e hídricos como ações positivas frente às questões climáticas; inovação direcionada à manutenção e melhoramento das produções culturalmente relevantes; e inovações metodológicas na integração do conhecimento tradicional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.