TRANSPORTE AÉREO E A FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO CATARINENSE
Resumo
A aviação comercial brasileira começou no final dos anos 1930 com o início de operações de algumas empresas aéreas no Brasil, em Santa Catarina teve início no mesmo período onde já se possuía escalas em São Francisco do Sul e Florianópolis. O estabelecimento do transporte aéreo demorou pois era algo sem precedentes, empresas precisavam investir em aeronaves para iniciar seus voos experimentais e ver se aquelas rotas eram viáveis, o caminho percorrido pelas empresas será útil para decifrar seus efeitos ao longo do tempo. A princípio eram utilizados hidroaviões para realizar as viagens pois era o que havia de mais moderno na época, em função disso as escalas eram feitas em cidades litorâneas, facilitando os pousos e decolagens, em seguida com uma melhor estrutura comercial as empresas aéreas deram o próximo passo expandindo suas rotas para outras cidades e saindo do litoral, aumentando o fluxo de passageiros, assim ocorrendo a descentralização dos voos. O sistema aéreo compõe a camada geoeconômica e se mostrou útil para o crescimento das cidades, tendo em vista isso, é notável a participação do estado junto com o setor privado, onde efetuaram grandes aportes para a construção de aeroportos e manutenção das companhias resultando numa maior ampliação das escalas que implicará na mudança significativa na economia catarinense e na forma de transporte de passageiros e cargas. O objetivo do trabalho busca contextualizar a trajetória das empresas aéreas e seu impacto na economia do estado catarinense no período de 1950 a 1970, o estudo se faz importante pois existe uma lacuna na historiografia da aviação como um todo. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental, suas principais fontes utilizadas foram retiradas de jornais, relatórios de secretarias, ministérios, legislações, anuários estatísticos, boletins e relatórios empresarias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.