ADOÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE UNIVERSALIDADE E EQUIDADE NO PLANEJAMENTO DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO: ESTUDO A PARTIR DO MUNICÍPIO DE ARAGUANÃ/TO
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do Município de Araguanã, Tocantins, a partir dos princípios da Lei n° 11.445/2007 universalidade e equidade. Nesta pesquisa utilizou-se a análise documental como procedimento metodológico, tendo sido empregadas as categorias de análise copiladas de Pereira e Heller (2015). Sobre os resultados da análise, o que se constatou foi que, em relação a universalidade, ela sequer foi estabelecida como um princípio que nortearia as etapas de planejamento, além de haver fragilidades nas metas definidas e na definição de instrumentos voltados para a universalização. Referente a equidade, há de se destacar no Plano o planejamento de serviços para a zona rural, por outro lado, muitas das formas de se contemplar a equidade não foram previstas no PMSB: consideração das características sociais da população consideradas na definição de metas e priorização de investimentos, entre outras. Portanto, conclui-se que somente a previsão de serviços de saneamento básico por meio do planejamento dos serviços não responde aos desafios da universalização dos serviços no Brasil, há a necessidade também da implantação de uma efetiva regulação, fiscalização e controle social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.