INTERAÇÕES ENTRE CAPITAL SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO: PROPOSTA DE INVESTIGAÇÕES NOS ÂMBITOS LOCAL E REGIONAL

Autores

  • Sílvio Parodi Oliveira Camilo PGGDS/UNESC
  • Eduardo Netto Zanette PPGDS/UNESC
  • Miguelangelo Gianezini PPGDS/UNESC

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar possibilidades de pesquisas que investigem características do capital social de uma determinada coletividade e suas relações com o desenvolvimento socioeconômico. O campo de estudo acerca do capital social vem se disseminando a partir dos estudos dos estudos de Coleman (1990), Putnam (1995) e Pierre Bourdieu (1998). Dos conceitos trazidos por Fukuyama (1996, 2000), Onyx e Bullen (2000) e Christoforou (2011) sobre capital social, percebe-se a indentificação de um conjunto de valores ou normas informais comuns aos membros de um determinado grupo que permite a cooperação entre os mesmos. Categorias analíticas como a reciprocidade, honestidade, responsabilidade no cumprimento de obrigações, confiança e cooperação coordenada, são indutores da sustentabilidade de uma comunidade social. A interação social por meio de compartilhamento de informações de interesse mútuo é um mecanismo relevante. Na visão de Putman (2005), a partir de evidencias em seus estudos, no sentido econômico-social, a rede tem um papel substancial para o capital social e, portanto, consequências econômicas de grande impacto para a comunidade, grupo ou sociedade. o capital social pode ser mais importante que o capital humano ou físico. Considerando que a constituição de grupos sociais ativos formais e informais são relevantes para a solidificação de capital social de uma coletividade, interações que se estabelecem com o poder público, econômico e político fortalecem interesses conjuntos. Investigações que integram campos teóricos da sociologia com a economia ainda são escassos em estudos regionais, o que justifica aprofundar esta temática na forma interdisciplinar. Nesse sentido, esta proposição pode contribuir com investigações no âmbito local e regional que expliquem o seu desenvolvimento socioeconômico, mediante a compreensão das características do contexto social das instituições organizacionais e das comunidades que a integram. Algumas indagações podem nortear futuros estudos: Características das organizações sociais e das instituições organizacionais, considerando o capital social de uma região, são fatores determinantes que explicam o desenvolvimento socioeconômico? Como essas interações sociais se estabelecem intra e intercomunidades? Quais as atribuições e funções de cada agente institucional que compõe a rede que constituem o tecido social? Quais estratégias são empregadas, com o poder público, organizações empresarias e instrituições coletivas, para avanços e conquistas dos interesses local? Como são configurados os padrões de conexões em redes colaborativas, como densidade, conectividade, hirerquia e governança? Sob o âmbito metodológico se pode investigar por intermédio de aborfagem qualitativa, com objetivos descritivos e exploratórios, com uso de estratégia de análise cocumenttal e levantamento de campo, com utilização de tecnicas de entrevistas por meio de questionario semiestruturado.

Palavras-chave: Interação social ao desenvolvimento, Efeitos das redes sociais, Determinantes do desenvolvimento socioeconômico, Sustentabilidade e desenvolvimento, Configuração do capital social.

Downloads

Publicado

2022-01-07