INTERAÇÕES ENTRE CAPITAL SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO: PROPOSTA DE INVESTIGAÇÕES NOS ÂMBITOS LOCAL E REGIONAL
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar possibilidades de pesquisas que investigem características do capital social de uma determinada coletividade e suas relações com o desenvolvimento socioeconômico. O campo de estudo acerca do capital social vem se disseminando a partir dos estudos dos estudos de Coleman (1990), Putnam (1995) e Pierre Bourdieu (1998). Dos conceitos trazidos por Fukuyama (1996, 2000), Onyx e Bullen (2000) e Christoforou (2011) sobre capital social, percebe-se a indentificação de um conjunto de valores ou normas informais comuns aos membros de um determinado grupo que permite a cooperação entre os mesmos. Categorias analíticas como a reciprocidade, honestidade, responsabilidade no cumprimento de obrigações, confiança e cooperação coordenada, são indutores da sustentabilidade de uma comunidade social. A interação social por meio de compartilhamento de informações de interesse mútuo é um mecanismo relevante. Na visão de Putman (2005), a partir de evidencias em seus estudos, no sentido econômico-social, a rede tem um papel substancial para o capital social e, portanto, consequências econômicas de grande impacto para a comunidade, grupo ou sociedade. o capital social pode ser mais importante que o capital humano ou físico. Considerando que a constituição de grupos sociais ativos formais e informais são relevantes para a solidificação de capital social de uma coletividade, interações que se estabelecem com o poder público, econômico e político fortalecem interesses conjuntos. Investigações que integram campos teóricos da sociologia com a economia ainda são escassos em estudos regionais, o que justifica aprofundar esta temática na forma interdisciplinar. Nesse sentido, esta proposição pode contribuir com investigações no âmbito local e regional que expliquem o seu desenvolvimento socioeconômico, mediante a compreensão das características do contexto social das instituições organizacionais e das comunidades que a integram. Algumas indagações podem nortear futuros estudos: Características das organizações sociais e das instituições organizacionais, considerando o capital social de uma região, são fatores determinantes que explicam o desenvolvimento socioeconômico? Como essas interações sociais se estabelecem intra e intercomunidades? Quais as atribuições e funções de cada agente institucional que compõe a rede que constituem o tecido social? Quais estratégias são empregadas, com o poder público, organizações empresarias e instrituições coletivas, para avanços e conquistas dos interesses local? Como são configurados os padrões de conexões em redes colaborativas, como densidade, conectividade, hirerquia e governança? Sob o âmbito metodológico se pode investigar por intermédio de aborfagem qualitativa, com objetivos descritivos e exploratórios, com uso de estratégia de análise cocumenttal e levantamento de campo, com utilização de tecnicas de entrevistas por meio de questionario semiestruturado.
Palavras-chave: Interação social ao desenvolvimento, Efeitos das redes sociais, Determinantes do desenvolvimento socioeconômico, Sustentabilidade e desenvolvimento, Configuração do capital social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.