PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA CONDICIONADA - PTRC: UMA BREVE REVISÃO
Resumo
Os Programas de Transferência de Renda Condicionada (PTRC), fazem parte de políticas públicas, que aparecem nos anos 1990 em alguns países da América Latina como forma de alívio imediato à pobreza e rompimento de seu ciclo intergeracional. O objetivo deste trabalho foi entender como os Programas de Transferência de Renda Condicionadas foram implementados em alguns países da América Latina e Brasil com enfoque especifico para as condicionalidades da saúde, no caso Brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa em que as fontes bibliográficas foram artigos utilizados na disciplina de Desenvolvimento de Politicas Publicas do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico – Doutorado e artigos e livros que tratassem do tema PTRC. Os temas de interesse ou palavras-chaves utilizadas envolveram programa de transferência de renda condicionada, América Latina, Bolsa família e condicionalidades na saúde. Conclui-se que as desigualdades na distribuição de renda fazem com que os PTRCs diminuam as suas consequências. Os PTRCs, de forma geral cumpriram com seus objetivos na redução dos níveis de pobreza/indigência, diminuíram transmissão intergeracional da pobreza, pela concessão continuada em dinheiro e exigência de condicionalidades. Esse implemento fez com que o Brasil em 2014 saísse do Mapa da Fome, infelizmente retornando a pouco com agravantes que merecem futuros estudos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.