O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA FEMININA
Resumo
Este artigo, extraído de pesquisa em andamento, objetiva analisar o papel da educação para a construção da cidadania feminina. Tal análise ancora-se na abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os resultados sugerem que, apesar de previsões normativas, nacionais e internacionais, e da conquista de inúmeros direitos as desigualdades sociais, de gênero, discriminações e preconceitos contra a mulher continuam a perpetuar doutrinas patriarcais. Assim, pela divisão sexual do trabalho, violências domésticas e familiares e casos de feminicídios ainda são necessários o desenvolvimento de movimentos sociais e legais e políticas públicas para a garantia de seus direitos humanos. Como disciplina contributiva e responsável pela formação de indivíduos solidários, responsáveis e autônomos que reconhecem direitos e deveres e os exercem em consonância aos valores democráticos, plurais, críticos e criativos pautados em diálogo, a educação para a cidadania feminina, consoante modelo base de educação para a cidadania com dois eixos, cujas premissas propõem o desenvolvimento pessoal fundado nas vertentes de autonomia e solidariedade, com vistas a promoção do exercício de cidadania que se funda na diversidade e democracia objetivando responsabilidade social em contexto multicultural e de diálogos intergeracionais, exercendo papel fundamental no desenvolvimento e compreensão dos direitos humanos das mulheres como limites éticos, legais e morais as violações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.