FIES COMO VIABILIZADOR O ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO INTERIOR: RESULTADOS PRELIMINARES A PARTIR DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS ENTRE 2010-2019
Resumo
O presente trabalho pretende responder se o Fies é um instrumento de interiorização do acesso ao ensino superior. Para tanto, estudou-se a dinâmica de aporte de recursos realizado pelo Governo Federal entre os anos de 2010-2019, período de impacto da flexibilização ocorrida na contratação do financiamento por estudantes (este entre 2010 e 2014). A partir da compilação dos dados financeiros por meio da plataforma Knime Analytics e da revisão de estudos de casos específicos, foi possível concluir, de maneira ainda preliminar, que o Fies, embora não tenha como intenção direta a interiorização da oferta do ensino superior, este (por sua característica de expansão no ingresso, minimização da inadimplência e redução da evasão) se torna um catalisador da estruturação e manutenção de IES privadas em ambientes que o investimento público direto traria o questionamento acerca de sua efetividade e o investimento privado sem subvenção pública poderia se tornar, em um olhar econômico, inviável no médio e longo prazo. Em se tratando de uma pesquisa exploratória preliminar, deparou-se com dois problemas para análise futura, verificados pela análise dos dados obtidos: seria possível modular os recursos do Fies para incentivar a oferta de vagas em IES interioranas? E seria possível utilizar o programa para incentivar a concorrência entre grupos educacionais?Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.