ANÁLISE RELACIONAL ENTRE COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E QUALIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO BRASILEIRAS
Resumo
Em 2016 a Organização das Nações Unidas por meio do documento transformando nosso mundo: a agenda 2030, aponta os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre eles, há o ODS 4, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O documento aponta como crucial a ação dos governos para o alcance das metas, responsabilizando-os como coordenadores dos esforços e resultados, como os que buscam parcerias globais, e como os que gerem com eficiência. Compreendendo que há uma crise de eficiência na administração pública, a Declaração de Incheon recomenda que é necessário desenvolver a eficiência e a eficácia das Instituições e gestores educacionais na administração das escolas. Neste sentido, uma alternativa a ser considerada na área da educação seria a busca pela compreensão de suas competências como uma organização. Esta ideia vem de uma teoria das Ciências Aplicadas, especificada como Gestão por Competências. Trata-se de um modelo de gestão organizacional que utiliza os conceitos de competências para conduzir os diversos processos organizacionais, ou seja, trata-se de um processo contínuo que se inicia pela estratégia da organização e que organiza suas ações para a captação e desenvolvimento das competências necessárias para a consecução de seus objetivos. Considerando este contexto, o estudo aqui proposto terá como objetivo a analisar as Competências Organizacionais em instituições de educação que apresentem as melhores performances no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Metodologicamente, se trata de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Como estratégia de pesquisa, a ser desenvolvida no âmbito dos estudos doutorais no quadriênio 2021-2024, a opção será por estudo de casos múltiplos, englobando as quatro instituições de ensino brasileiras que apresentarem as maiores notas no SAEB 2022. Quanto à coleta serão construídos questionários semiestruturados e o roteiro de pesquisa a serem utilizados para as entrevistas e para o desenvolvimento de grupos focais. Os resultados serão obtidos pela análise de conteúdo temática, o que permitirá a divisão das informações dentro de categorias já pré-estabelecidas. Serão separadas as falas dos entrevistados dentro de cada categoria e os indícios encontrados na documentação fornecida pelas instituições. Após esta etapa, será realizada uma análise extraindo os dados necessários para a definição das Competências Organizacionais mapeadas nas instituições pesquisadas, bem como os achados dos grupos focais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.