O IMPACTO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE DIREITO NO SELO OAB RECOMENDA: AS INSTITUIÇÕES RECOMENDADAS EM SANTA CATARINA
Resumo
Há uma grande dissociação entre a formação do docente da educação básica e da educação superior. Enquanto na primeira é consolidada a preocupação com os aspectos pedagógicos e as formas do ensinar, o docente universitário tem como principal preocupação – inclusive durante a sua contratação – a profundidade do seu conhecimento teórico-prático acerca das disciplinas a ministrar. Tal é reflexo de uma crença de que, no âmbito universitário, bastava o saber fazer (a experiência prática) para mostrar como fazer (ensinar), conforme aponta Masetto (1998). Parte essa premissa do contexto de que o ensino superior é uma instância profissionalizante, formadora de profissionais para o mercado de trabalho. Assim, ainda hoje, a formação do docente universitário à nível de pós-graduação consiste em uma disciplina isolada em sua pós-graduação lato sensu sobre didática no ensino superior ou, quando em pós-graduação stricto sensu, o estágio de docência, muitas vezes obrigatório apenas para bolsistas de alguma agência de fomento. Em pesquisa, Debastiani, Silva e Gianezini (2015) concluíram que o título de uma pós-graduação stricto sensu não está conectado diretamente à contribuição na relação ensino-aprendizagem ou mesmo na busca por didáticas para além da educação bancária. É comum que os professores universitários tenham formação deficiente acerca de métodos de ensino e didática, trazendo consigo caracteres que mais são provenientes de aspectos de sua formação (geralmente pela eleição de professores de seu passado como modelos de referência) do que efetivamente preparados para o seu ofício. Este trabalho visa identificar qual o impacto direto desta deficiência de formação pedagógica nos docentes universitários na relação ensino-aprendizagem e como isso impacta, de maneira direta, na avaliação da própria universidade. No âmbito jurídico a expansão do ensino superior trouxe uma demanda cada vez maior por professores e por resultados. A própria constituição do Selo OAB Recomenda, como avaliação externa da graduação em direito demonstra a preocupação com o quantitativo de egressos do curso que não conseguiriam, pelo Exame da Ordem, manejar os aspectos cotidianos da profissão. Rosa e Gianezini (2018, p. 87) apontam que na expansão do ensino superior em direito, perdeu-se “o compromisso de educar os futuros profissionais do Direito com criticidade e responsabilidade”. Pretende o trabalho, ainda em vias iniciais, discutir e compreender como os aspectos de formativos dos docentes universitários do curso de Direito influenciam na relação ensino-aprendizagem desenvolvida nas instituições que lecionam e se é possível estabelecer uma relação de causalidade entre a formação pedagógica dos professores e os índices de avaliação dos cursos frente ao Selo OAB Recomenda, considerando a hipótese de que há esta influência, embora ela seja diluída com as práticas de formação continuada das instituições de ensino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.