O PROESDE E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM SANTA CATARINA
Resumo
A pesquisa que se apresenta é um projeto de tese de doutorado, que tem como objetivo geral a análise da extensão universitária como contribuição para o desenvolvimento regional, tendo como pano de fundo o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, PROESDE, em Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa em andamento, portanto, com estudos não finalizados. Pretendese, por meio do método indutivo, estudar as políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil e em Santa Catarina, pesquisar o Programa PROESDE nas Universidades do Sistema ACAFE, atores e interventores para a sua criação e desenvolvimento, descrever o contexto histórico e conceitual da extensão universitária no Brasil, além de realizar pesquisa qualitativa, por intermédio de entrevistas com roteiro semiestruturado em diálogo com a ótica sociológica de Pierre Bourdieu, com os agentes das diferentes Universidades do Sistema ACAFE, a fim de investigar o quanto o referido Programa impactou suas vidas. O PROESDE é um programa de educação superior para o desenvolvimento regional, (dentre os demais programas de oferecimento de bolsa que fazem parte do Programa UNIEDU, fundamentado pelos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual), criado pelo Estado de Santa Catarina (regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020), que tem como objetivo: “a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Graduação em áreas estratégicas e de Licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional - DIPE, da Secretaria de Estado da Educação - SED.” (SANTA CATARINA, UNIEDU, 2021). Beneficia estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior mantidas por Fundações Educacionais instituídas por Lei Municipal. Deve promover o ensino, a pesquisa e a extensão, em articulação com a formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico da região, por meio de Projetos de Extensão. (SANTA CATARINA, UNIEDU, 2021). O benefício econômico ao estudante resulta na gratuidade da mensalidade do curso de graduação, no limite de até 02 (dois) salários mínimos, durante o período de 01 ano. No País, 88% das Instituições de Ensino Superior são particulares. Em 2018, o mercado das IES particulares concentrou 75% das matrículas. (BRASIL, ABMES, 2019). Em Santa Catarina, o PROESDE é de fundamental importância para muitos jovens, o que faz com que pesquisas relacionadas ao tema devam ser incentivadas, pois, reconhece-se a estreita relação entre o desenvolvimento socioeconômico de uma região e o grau de escolaridade da população, além do crescimento pessoal e prático-profissional que traz a participação em um projeto de extensão, tudo isso, atrelado ao fato de que a maioria das pessoas depende de auxílio econômico para cursar o ensino superior, diante da escassez de universidades públicas para a demanda que se apresenta.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.