AÇÕES DE COMUNICAÇÃO PARA INTERNALIZAÇÃO DOS ODS EM UMA ORGANIZAÇÃO GOVERNAMENTAL DE PESQUISA CIENTÍFICA
Resumo
Vania Beatriz As ações desenvolvidas pelas organizações participantes da Rede ODS Brasil, para internalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS tem por objetivo difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, cujos 17 ODS e 169 metas deverão ser alcançados até o ano 2030 e irão estimular e apoiar ações em áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituição vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é uma das organizações participantes da Rede ODS Brasil, coletivo criado em julho de 2015, cujo modelo organizacional tem como premissa a Meta 16.7 do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Em 2017 foi criada a Rede ODS Embrapa, atualmente com cerca de 880 integrantes, que representam 05 Unidades Administrativas e 43 Descentralizadas distribuídas por todo o território brasileiro, que atuam reforçando o papel da empresa no desenvolvimento sustentável da agropecuária, por meio de Ações Gerenciais Corporativas (AGC) e Ações Gerenciais Locais (AGL). No período de 2017 a 2020, destaca-se o alinhamento da Missão da Empresa com 81 metas (47,9%) da Agenda 2030. No contexto das ações de comunicação para a internalização dos ODS fez-se a produção editorial de 18 E-books que apresentam as contribuições da Embrapa para os 17 ODS, lançados em 2018 e a partir de 2019 se iniciou a tradução para o inglês. Se instituiu o uso do Selo ODS nas publicações técnico-cientificas. Em 2020, foram realizados cinco webinares com o objetivo de discutir e propor ações para que os ODS estejam mais presentes na estratégia e na programação de P&D&I e de Comunicação Organizacional da Empresa. Para a realização do webinar “Ações de comunicação para internalização dos ODS: não deixar ninguém pra trás” foi realizado um levantamento, com uso de formulário Google Forms, respondido por 41 UDs, resultando em informações sobre as Ações de Comunicação Internas e Externa, o uso do Selo ODS Embrapa e as Boas Práticas de Comunicação criadas nas Uds. O levantamento confirmou a percepção de que há diferentes níveis de iniciativas nas Unidades e iniciativas locais com potencial de multiplicação. Verificou-se a necessidade de reorientar o uso do Selo; uma lacuna quanto a promoção de eventos em parceria, para Comunicação e Transferência de Tecnologias, bem como as possibilidades de melhor explorar a adoção de boas práticas de comunicação, por meio da adoção de práticas educomunicativas socioambientais, junto ao público do Programa Embrapa & Escola. Incluir tais proposições no plano de comunicação corporativa para 2021, colabora para fortalecer o trabalho da Embrapa para os alcances dos ODS, desenvolvendo ações que valorizem o trabalho dos empregados, destacando ações que os coloque como participes da grande mobilização em prol da sustentabilidade do Planeta.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.