SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DE ENSINO: PROPOSTA PARA ANÁLISE DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
As instituições comunitárias de ensino superior (ICES), as quais tem uma forte presença no sul do Brasil, surgiram no país na metade do século XX com o “DNA” de universidades públicas, porém sem o caráter estatal. Essas instituições foram constituídas, entre outros motivos, pela regionalização do ensino superior em um campo ausente da presença do poder público. Elas têm, legalmente, propriedade privada, mesmo com finalidades públicas. Contudo, não tem como objeto principal o lucro. Normalmente, a maior fatia do fomento das ICES advém das mensalidades de seus estudantes e sua gestão sempre é colegiada, por conta da participação de membros da comunidade interna e externa, inclusive quanto alguns poderes específicos de decisão. O principal foco destas intuições é o desenvolvimento regional, impulsionado pela qualificação das pessoas e empregando um dos seus principais diferenciais que é a atenção à indissociabilidade ensino-pesquisaextensão. Olhando amplamente o campo do ensino superior se percebe, pois, que as universidades comunitárias vieram ocupar, e ainda ocupam, um posicionamento alternativo entre o modelo público (estaduais e federais) e o modelo privado tipo empresarial (business). Trata-se de ambiente complexo, pois há de se considerar que as universidades públicas não cobram mensalidades, e ainda, existe uma acirrada concorrência no mercado de ensino convencional na modalidade empresarial, os quais, normalmente preocupam-se muito com a quantidade e menos com a qualidade do resultado alcançado. Considerando tais características, o presente estudo tem por objetivo verificar as estratégias determinantes para que estas instituições sobrevivam neste ambiente complexo. Como método, a pesquisa a ser realizada de 2021 a 2023, consistirá em analisar as universidades comunitárias de ensino superior e suas performances operacionais. Com relação aos objetivos caracteriza-se pela pesquisa descritiva considerando que caracterizaremos uma população e envolveremos a coleta de dados padronizados para posterior análise. Com relação aos procedimentos caracteriza-se pela pesquisa de levantamento tendo em vista a exploração de uma amostra ou população. Pretende-se trabalhar a população completa destas instituições tendo em vista o número de ICES existentes. Os dados serão publicações das demonstrações contábeis, bem como, os relatórios e pareceres de auditoria. A pesquisa trará números quantificáveis e sendo classificados para posterior análise. Espera-se que a pesquisa possa gerar informações e conclusões práticas podendo ser aplicadas a soluções de problemas caracteriza-se pela pesquisa aplicada.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.