GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO DETERMINANTE NATOMADA DE DECISÃO DE PEQUENOS INVESTIDORES NO MERCADO DE CAPITAIS: ANÁLISE SOBRE A CRIAÇÃO DE VALOR
Resumo
Com o objetivo de melhorar o nível de aderência de investidores, o mercado de ações busca maneiras de fornecer informações precisas e objetivas a seus investidores. Com mercado crescente nos últimos anos, a B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – destaca que regras de governança corporativa tornam seu mercado mais confiável, atraindo assim mais investidores, mitigando também os riscos de assimetria organizacional (BM&FBOVESPA, 2020). O IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – afirma que mais do que uma obrigação de informar, é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis e regulamentos. A adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros. Não deve restringir-se ao desempenho econômico financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem a criação de valor (IBGC, 2010). Choo (2003) afirma que no novo tipo de economia, a fonte fundamental de desenvolvimento se encontra na habilidade de obter novo conhecimentos e aplicá-los a cada espaço da atividade humana, por meio da informação. Dessa forma, evidencia-se que a informação é relevante para a construção do conhecimento, pois é a partir do momento em que o indivíduo aprecia a informação disponível, que teoricamente está mais bem preparado para a tomada de decisão. Mahoney (2009) aponta que grande parte das empresas possuem foco sobre os grandes investidores, pois esses atribuem valor na obtenção de informação criando com isso grande vantagem na tomada de decisão. Dessa forma, o relacionamento com o investidor é a criação de vantagem da informação para aqueles investidores que têm ou que terão a maior influência na determinação do valor da empresa medido pelo preço da ação. O estudo será apresentado de forma qualitativa, o qual de acordo com Creswell (2007, p. 186), “usa métodos múltiplos que são interativos e humanísticos. [...] Os pesquisadores qualitativos buscam envolvimento dos participantes na coleta de dados e tentam estabelecer harmonia e credibilidade”. Como estratégia de pesquisa será utilizada a de levantamento e o método de pesquisa a ser utilizado é o dedutivo. Na esteira de buscar resultados sobre a temática, o estudo irá analisar como a governança corporativa pode influenciar na tomada de decisões de pequenos investidores e na criação de valor. Disposto a identificar a forma de mensuração dos níveis de governança corporativa de empresas com ações negociadas na B3. E, avaliar a possibilidade de geração de valor dos novos investimentos por meio de decisões pautadas nos índices de governança corporativa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.