EMPREENDEDORISMO NA MATEMÁTICA: UM PROJETO DE ENSINO PARA OFICINA

Autores

  • Barbara dos Santos Loureiro Inácio Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Beatriz de Abreu Antunes Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Edison Uggioni Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Emilly Vicente de Freitas Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Guilherme de Bem Carvalho Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Tainá Mazzuchello Bocianoski Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Resumo

     O presente estudo aborda o processo de planejamento e desenvolvimento inicial de projeto de uma oficina de matemática. O trabalho tem como problema: Como relacionar as operações de matemática financeira, no âmbito da educação, com o mercado empreendedor? Por decorrência, seu objetivo geral se encaminha para:  Desenvolver operações matemáticas financeiras utilizadas atualmente no mercado empreendedor, no que diz respeito a aplicação da oficina. O desenvolvimento do estudo ocorre a partir de uma organização feita por um grupo de cinco (5) acadêmicos, na disciplina de Estagio Supervisionado do Ensino Médio II do Curso de Licenciatura em Matemática. Sua aplicação ocorre no Colégio Unesc e a sua supervisão acontece por três principais professores: coordenadora do colégio, professor da disciplina de estágio e a professora titular das turmas. A princípio, o projeto foi planejado para ser ofertado a todos os estudantes do Ensino Médio do Colégio Unesc. Porém, a partir de reuniões, investigou-se as sistematizações e os conceitos abordados e com isso optou-se por convidar também o nono ano do Ensino Fundamental, já que irão ingressar no Ensino Médio. Devido ao Corona-vírus (Covid-19), o mundo encontra-se em uma situação delicada, o que provoca mudanças de hábitos e comportamentos. Isso também ocasiona dificuldades nas relações sociais, consequentemente entre professor e aluno. Por decorrência, isso contribuiu para futuras organizações de planos de aula, o que implica na carreira docente.

Referências

BRASIL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

PERSIJN, F. T., Ensino de Empreendedorismo na Educação Básica. Uma proposta de abordagem dos temas: Educação Financeira, Educação Fiscal e as Relações de Consumo. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística (IME), PROFMAT - Programa de Pós graduação em Matemática em Rede Nacional - Sociedade Brasileira de Matemática (RG), Goiânia, 2020.

SOUZA, S. A, A introdução do empreendedorismo na educação brasileira: primeiras considerações. Educação e Linguagem, v. 15, n. 26, p. 77-94, jul.-dez. 2012

Downloads

Publicado

2021-09-09