RAZÃO E PROPORÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo pretende descrever as aulas de matemática aplicadas durante o período inicial do estágio com uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental. Os principais conceitos abordados foram inequação, círculo, circunferência, área de figuras planas, razão e proporção. Cada novo conceito foi abordado partindo de situações problema, buscando colocar os alunos em atividade de estudo. O artigo está organizado de acordo com o desenvolvimento das aulas, que foram planejadas com base na teoria Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental e ocorreram em período pandêmico de maneira híbrida. A experiência do estágio possibilitou verificar que a aprendizagem mediatizada pela atividade de estudo possibilita ampliar a participação dos alunos, porém deve ser um processo contínuo e gradativo.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951. 319 p.
CRICIÚMA (SC). Prefeitura Municipal. Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Criciúma. Criciúma-SC: Secretaria Municipal de Educação, 2020, 348p. Disponível em: <https://www.criciuma.sc.gov.br/site/pdfs_gravados/diretriz_ensino_fundamental.pdf>Acesso em: 24 jul. 2020.
DIAS, M. S; MORETTI, V. D. Números e operações: elementos lógico-históricos para atividade de ensino. Curitiba: IBPEX, 2011. 187p.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán. A FORMAÇÃO DE CONCEITO CIENTÍFICOS NA ESCOLA E A TEORIA DA ATIVIDADE DE A. N. LEONTIEV. In: NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky Leontiev Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009. Cap. 2. p. 63-89.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Estado de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Educação, 2019.