PRESERVAÇÃO DA REBIO DO AGUAÍ ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Introdução
O Bioma Mata Atlântica compreende uma área de importância na biodiversidade mundial, abrigando inúmeras espécies endêmicas. No Brasil, sua região em melhor estado de conservação encontra-se em Santa Catarina, entretanto, relatórios técnicos realizados no ano de 2021 apontam um aumento considerável da degradação do Bioma na extensão territorial do estado. Isto coloca em risco a conservação dos recursos amplamente importantes disponibilizados pelo Bioma, que por sua vez, são utilizados pelos moradores do estado, sendo esse um dos muitos motivos que evidenciam a importância de sua preservação (Fundação SOS Mata Atlântica et al., 2021).
No intuito de contribuir com esse propósito, estabeleceu-se a Reserva Biológica Estadual do Aguaí (REBIO Aguaí), Figura 1, uma unidade de conservação de proteção integral criada pelo Decreto nº 19.635, de 01 de julho de 1983. A Reserva protege uma área de 7.672 hectares, dispostos nos municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso (Manejo, 2009).
Diante do exposto, o grupo de extensão teve como objetivo possibilitar o envolvimento da comunidade escolar em ações que visassem à integração da Reserva Biológica Estadual do Aguaí no contexto educacional, em escolas existentes no Território Paulo Freire II, buscando contribuir para o desenvolvimento de posturas e ações compatíveis com a preservação e conservação dos recursos naturais
Sendo assim, o projeto buscou integrar ações que trabalhassem conteúdos ligados à temática ambiental inserida no currículo escolar, consolidando este conhecimento com uma ação local e comunitária de nível prático.