AVIFAUNA COLIDIDA EM ESTRUTURAS DE VIDRO NO PERÍMETRO URBANO DO BALNEÁRIO RINCÃO, SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.18616/ta.v21i0.2245Resumo
As aves são afetadas de diversas formas pelas atividades antrópicas, sendo a destruição dos habitats a principal causadora do desequilíbrio. Um fato pouco conhecido, mas extremamente relevante, é a perda desses indivíduos por colisão em estruturas transparentes oriundas de fachadas, painéis ou muros de vidro. O presente trabalho teve por objetivo verificar a ocorrência de choque mecânico de aves em residências com muros de vidro no município litorâneo de Balneário Rincão, Santa Catarina, de modo a avaliar as condições das ocorrências em relação as características físicas da ave, do muro e do entorno, durante 12 meses de pesquisa. No decorrer do projeto foram amostradas, entre coletas e registros fotográficos, um total de 110 carcaças decorrentes das colisões em estruturas de vidro, distribuídas em 12 espécies e 10 famílias, sendo 21 indivíduos não identificados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

