AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE SOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DO PERFIL DE TEMPERATURAS DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.18616/ta.v26i0.5380Resumo
O presente trabalho tem por objetivo avaliar a técnica de solarização aplicado no município de Cerro Largo/RS, através do monitoramento do perfil de temperaturas do solo e da obtenção de correlações para determinar a temperatura do solo em função da temperatura do ar. A solarização foi aplicada em uma unidade experimental de 4 m² de área. Para o monitoramento das temperaturas, efetuado tanto no terreno não solarizado quanto no local de aplicação da técnica, foram utilizados 8 termopares do tipo K conectados a um registrador de dados FieldLogger. O estudo analisou as temperaturas da superfície do solo e das profundidades 0,10 m, 0,25 m e 0,40 m, por um período de trinta e três dias. Correlações foram obtidas a partir do método de regressão linear, no qual foi ajustado uma reta para os dados amostrais e analisado o coeficiente de determinação ajustado (R²) para cada caso. Obteve-se a temperatura máxima de 33,34 ºC na superfície do solo que não recebeu o tratamento, e 36,72 ºC na superfície do solo solarizado. O coeficiente de determinação para a área que não recebeu solarização variou entre 0,50 e 0,61, enquanto que para o solo solarizado, o R² variou entre 0,36 e 0,63.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.