MONITORAMENTO QUALITATIVO DA ÁGUA DO RIBEIRÃO ABÓBORA DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE GO, COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
DOI:
https://doi.org/10.18616/ta.v26i0.5899Resumo
O monitoramento da água uma ferramenta essencial na garantia da qualidade dos recursos hídricos. O presente trabalho teve por objetivo o monitoramento da água do ribeirão Abóbora do município de Rio Verde GO, como instrumento de gestão de recursos hídricos. Foram realizadas cinco coletas de água, que ocorreram a montante e a jusante do ponto de descarte de efluente industrial existente no trecho em estudo. A média geral dos valores de OD observados correspondeu a 6 mg/L e 7 mg/L para os anos de 2016 e 2017 respectivamente. Os meses de outubro/16 no ponto “jusante” e novembro/16 nos pontos “montante e jusante” apresentaram concentrações de OD abaixo do valor exigido (≥ 5,0 mg/L) pela norma Conama 357/2005 para rios classe II. A concentração média de NO2- nas amostras de água do manancial analisado foram de 0,1 mg/L e 0,04 mg/L para os anos de 2016 e 2017. Não houve ultrapassagem do limite legal (≤1,0) preconizado pela norma Conama 357/05. Os resultados médios de NO3- para toda a campanha de monitoramento foi de 0,3 mg/L para ambos os anos 2016 e 2017. Segundo o método abordado, quanto a variação dos dados observados o experimento pode ser classificado como de “boa precisão”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.