PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE RURAL
DOI:
https://doi.org/10.18616/ta.v26i0.6217Resumo
Ações de planejamento e gestão territorial de espaços rurais é uma forma de administrar a produção agrícola no caminho da sustentabilidade, minimizando os impactos negativos e maximizando os impactos positivos decorrentes do processo produtivo. O artigo é parte de um projeto de extensão que tem como objeto de estudo o território da Associação de Drenagem e Irrigação Santo Isidoro e como objetivo estruturar e analisar resultados de uma base de dados econômicos, sociais e ambientais coletados em campo e armazenados em ambiente de sistema de informação geográfica. A análise destes dados auxiliou para traçar inicialmente um diagnóstico do processo produtivo que poderá auxiliar no planejamento e na gestão territorial da área que compreende as propriedades dos associados, considerando as problemáticas de competitividade e os gastos com insumos no cultivo do arroz, incorporando neste contexto os atributos relacionados a sustentabilidade. Os resultados nesta etapa do projeto se mostraram eficientes e que darão possibilidade de condução de ações de planejamento e gestão por parte da diretoria com vistas à sustentabilidade da atividade que é uma exigência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.