DISTRIBUIÇÃO DE FOCOS DE CALOR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO COXIPÓ, NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ (MATO GROSSO)
DOI:
https://doi.org/10.18616/ta.v28i0.6782Resumo
A bacia hidrográfica é considerada um sistema estruturado e adaptada às condições externas como unidade territorial destinada a pesquisa, planejamento e gestão ambiental. Com a ocupação acelerada deste ecossistema pelo homem, a vegetação sofreu transformações e tornou-se susceptível a ameaças por focos de calor. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar a distribuição geográfica dos focos de calor na Bacia Hidrográfica do Rio Coxipó (BHRC) no período seco dos anos de 2015, 2017 e 2019, utilizando geotecnologias. Os resultados mostraram uma tendência na distribuição geoespacial de ocorrência de focos de calor para toda bacia com maior incidência na classe Formação Savânica (57,55 %) seguida da classe pastagem (30,52%) e Formação Florestal (10,66%) e para as margens das vias públicas e limites urbanos foram computados um percentual de 21,40%. Conclui-se que a ocorrência de focos de calor na estação seca manteve uma relação inversa com a precipitação pluviométrica e as classes de vegetação influenciam na distribuição dos focos de calor.
Palavras-Chaves: Geotecnologias, Padrão espacial, SIG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.