DISTRIBUIÇÃO DE FOCOS DE CALOR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO COXIPÓ, NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ (MATO GROSSO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ta.v28i0.6782

Resumo

A bacia hidrográfica é considerada um sistema estruturado e adaptada às condições externas como unidade territorial destinada a pesquisa, planejamento e gestão ambiental. Com a ocupação acelerada deste ecossistema pelo homem, a vegetação sofreu transformações e tornou-se susceptível a ameaças por focos de calor. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar a distribuição geográfica dos focos de calor na Bacia Hidrográfica do Rio Coxipó (BHRC) no período seco dos anos de 2015, 2017 e 2019, utilizando geotecnologias. Os resultados mostraram uma tendência na distribuição geoespacial de ocorrência de focos de calor para toda bacia com maior incidência na classe Formação Savânica (57,55 %) seguida da classe pastagem (30,52%) e Formação Florestal (10,66%) e para as margens das vias públicas e limites urbanos foram computados um percentual de 21,40%. Conclui-se que a ocorrência de focos de calor na estação seca manteve uma relação inversa com a precipitação pluviométrica e as classes de vegetação influenciam na distribuição dos focos de calor.

Palavras-Chaves: Geotecnologias, Padrão espacial, SIG.

Biografia do Autor

Raimundo Fagundes, IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso

Rua Loudes Braga, s/n Bairro Coophema 78085205 - Cuiabá-MT

Noelto da Cruz Teixeira, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Engenheiro Agrimensor e Engenneiro Civil. Professor MSC. do Departamento de Infraestrutura do Instituto Federal de Mato Grosso na área de Geotecnologia.

Norka da Silva Albernaz Marcílio, Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT.

Engenheira Agrônoma. Professora Dra. do Departamento de Infraestrutura do Instituto Federal de Mato Grosso na área de Geociências.

Victor Hugo de Morais Danelichen, Universidade de Cuiabá - UNIC - MT

Físico e professor Dr. pesquisador no programa de mestrado em Ciências Ambientais na Universidade de Cuiabá - UNIC-MT.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos