DEMANDAS DO CONSUMO DA ÁGUA CAPTADA PELA EMPRESA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE PEDRAS GRANDES (SC) E POSSÍVEIS CONFLITOS
DOI:
https://doi.org/10.18616/ta.v28i0.6962Resumo
O crescimento da população brasileira na última década incentivou maior consumo de água tratada para as atividades sociais, econômicas e culturais. Porém, a oferta de água em quantidade e qualidade inadequada nos mananciais faz com que ocorram conflitos entre os diversos consumidores. Diante disso, a presente pesquisa objetivou diagnosticar a demanda dos principais consumos da água captada pela empresa de abastecimento do município de Pedras Grandes, Sul de Santa Catarina e de possíveis conflitos existentes entre seus consumidores. A metodologia utilizada foi baseada nas pesquisas exploratória, apoiadas em abordagens quali-quantitativa, por meio de pesquisas bibliográfica, documental e entrevistas. Os resultados da pesquisa mostraram que a empresa de abastecimento do município capta 24m3/h de água em três nascentes localizadas na comunidade rural de Rio Coral. Essa água é tratada e distribuída para 494 ligações cadastradas e 23 não cadastradas destinadas ao consumo residencial, comercial e industrial. Em função da grande quantidade de água consumida pelas ligações não cadastradas, percebe-se que há um conflito latente no consumo da água da empresa de abastecimento, mas não entre os consumidores. Essa realidade solicita medidas de gestão da demanda e consumo da água.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.