A Comunidade tradicional dos Areais da Ribanceira, Imbituba, Santa Catarina: sociobiodiversidade, resistência e dimensões da soberania e segurança alimentar e nutricional
Resumo
No município de Imbituba, em Santa Catarina, local de Mata Atlântica permeado pelo ecossistema associado de Restinga, a Comunidade Tradicional de Agricultores e Pescadores Artesanais dos Areais da Ribanceira, vive neste território com um modo de vida relacionado à biodiversidade local e ao uso comunal das terras e do mar. Entre os produtos da sociobiodiversidade que fazem parte do sistema agrícola e pesqueiro desta comunidade estão, o butiá, o pescado e a mandioca, com a qual é produzida a farinha. Este artigo buscou compreender as inter- relações entre território, sociobiodiversidade e dimensões da soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN) nesta comunidade. A ênfase se deu nas dimensões cultural e nutricional. Alguns elementos foram apontados como indicadores que, ao estarem presentes (ou protegidos) na comunidade, falam sobre a realização da SSAN. Na dimensão cultural evidenciou-se: a) o sentimento de pertencimento ao território, b) a forma de organização social com caráter tradicional e, c) a manutenção do patrimônio cultural. Enquanto na dimensão nutricional: a) dieta sustentável e b) o Bem Viver. A comunidade demonstra encontrar em seu patrimônio cultural, um instrumento de luta pelo território. Assim, a salvaguarda de seu sistema agrícola pesqueiro tradicional é uma das estratégias em andamento. Os alimentos oriundos deste sistema, proporcionam segurança para as famílias nos aspectos alimentar, nutricional, econômico e, de maneira bastante importante, na defesa do território. As ameaças ao território trazem impactos à subsistência e reprodução social, evidenciando que sua manutenção e a conservação da biodiversidade são fundamentais para a SSAN desta comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

