SEGURANÇA DO PACIENTE NAS AÇÕES DE ENFERMAGEM HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Maria das Dores Pereira Enfermeira assistencial do Hospital Celso Ramos – Florianópolis/SC. Especialista em Gestão em Saúde.
  • Diego Floriano de Souza Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Fabiane Ferraz Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

Trata-se de uma Revisão integrativa de literatura que tem por objetivo caracterizar a produção científica da Enfermagem brasileira sobre segurança do paciente em ambiente hospitalar. Com aplicação de critérios de inclusão e exclusão, a seleção inicial ocorreu pela leitura de títulos/resumos de 1.209 trabalhos gerados na BIREME e Google Acadêmico. Após o resgate dos trabalhos completos e a revisão por pares dos 74 trabalhos pré-selecionados, foram analisados 45 estudos. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudos são artigos originais de pesquisa, publicados por mulheres, com título de doutor ou mestre, em revistas brasileiras de alto impacto na enfermagem. Os anos de maior publicação foram 2008, 2010 e 2011. Entre os temas, 26 artigos abordaram a segurança do paciente no uso de medicação, 10 expressaram aspectos relacionados à gestão/gerenciamento de eventos adversos, 4 a análise de eventos adversos em Centro Cirúrgico, 1 abordou eventos relacionados ao risco de infecção, 2 lesões de pele causadas por distintas ordens e 2 propuseram ações para evitar extubação. Conclui-se que há um número razoável de trabalhos que expressam o tema segurança do paciente publicado pela enfermagem brasileira. No entanto, devido à importância, a enfermagem deve manter publicações constantes sobre o tema, principalmente sobre aspectos menos explorados na presente revisão integrativa, como: identificação correta do paciente, comunicação entre as equipes e redução de lesões por quedas.

Biografia do Autor

Maria das Dores Pereira, Enfermeira assistencial do Hospital Celso Ramos – Florianópolis/SC. Especialista em Gestão em Saúde.

Enfermeira assistencial do Hospital Celso Ramos – Florianópolis/SC. Especialista em Gestão em Saúde. 

Diego Floriano de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão do Cuidado, Integralidade e Educação na Saúde (GECIES/UNESC). Bolsista PIBIC/UNESC.

Fabiane Ferraz, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Membro dos Grupos de Pesquisa: Gestão do Cuidado, Integralidade e Educação na Saúde (GECIES/UNESC) e Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva (LADSSC/UNESC). End.: Rua Lauro Muller, 700/701. Bloco: Luna. Bairro: Cruzeiro do Sul. CEP: 88811-030. Criciúma/SC. E-mail: olaferraz@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

Atenção à Saúde