FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS

Autores

  • Thaís da Silva Nascimento
  • Lucas Camilo Pereira
  • Rosane de Almeida Andrade
  • Thiago Medeiros da Costa Daniele
  • André Igor Fonteles

DOI:

https://doi.org/10.18616/inova.v11i2.4912

Resumo

A prática de atividade física é importante para pessoas idosas. É importante compreender os aspectos que podem influenciar o idoso na adesão e na manutenção do estilo de vida ativo e saudável. O objetivo deste estudo é investigar os fatores motivacionais de idosos que praticam atividades físicas regulamente. A coleta de dados foi realizada utilizando-se o IMPRAF-54 (Inventário de Motivação para Prática Regular de Atividades Físicas). A amostra foi composta por idosos com idade entre 60 e 79 anos (69,3±5,4), 27(54%) homens e 19(38%) mulheres. A maior motivação para atividade física nessa população foi relacionada a saúde (38,0±3,7) e o fator mais irrelevante foi a competitividade (9,3±3,0). Uma correlação binária entre os domínios do IMPRAF-54 realizada relacionou que o controle do estresse está positivamente associado à saúde, sociabilidade, estética e prazer. A busca por melhor saúde foi maior motivador para essa população. Algumas diferenças entre os sexos foram encontradas. A competição foi relevante em idosos com idades entre 60 e 69 anos do que idosos com idades entre 70 e 79 anos. Fator motivacional mais importante foi a saúde relacionada à prática de atividade física. A  competitividade foi negativamente relacionada à maioria dos domínios relacionados a IMPRAF-54.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís da Silva Nascimento

Acadêmica em Educação Física - Centro Universitário UniFanor|Wyden – Fortaleza - CE.  

Lucas Camilo Pereira

Acadêmico em Educação Física - Universidade de Fortaleza – UNIFOR – Fortaleza -CE. Bolsista PIBIC CNPq

Rosane de Almeida Andrade

Mestra em Avaliação das Atividades Físicas e Desportivas - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Vila Real – Portugal - UTAD. Docente do curso de Educação Física - Centro Universitário UniFanor|Wyden - e - Centro Universitário UNIGRANDE – Fortaleza - CE.

Thiago Medeiros da Costa Daniele

Doudor em Ciências Médicas - Universidade Federal do Ceará – UFC – Fortaleza - CE. Docente do curso de Educação Física - Universidade de Fortaleza – UNIFOR - e - Centro Universitário UniFanor|Wyden - Fortaleza-CE

André Igor Fonteles

Doudor em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - (Natal-RN). Docente do Curso de Educação Física - Universidade de Fortaleza - UNIFOR - e - Universidade Federal do Ceará - UFC. 

 

Downloads

Publicado

2021-05-22

Edição

Seção

Atenção à Saúde