Revista Linguagem, Ensino e Educação - Lendu


Imagem para capa da revista

Notícias

 

Edital de chamada da Revista Linguagem, Ensino e Educação

 

A Revista LENDU: Linguagem, Ensino e Educação, do curso de Letras da UNESC, está recebendo contribuições para o seu próximo número, a ser lançado no segundo semestre de 2019. O dossiê temático para esta edição intitula-se 1984 70 anos depois: linguagem e educação em tempos de distopia. Diante do aniversário de 70 anos da publicação de 1984, do escritor George Orwell, é flagrante a sua atualidade quando tomamos como referência o contexto político e social brasileiro. Aludindo às reflexões de Umberto Eco no texto O fascismo eterno, veremos que a linguagem desempenha um papel fundamental no modo de funcionamento dos regimes políticos e no modo de pensar e significar a realidade: “O Ur-Fascismo fala a “neolíngua”. [...] inventada por Orwell em 1984 [...] Todos os textos escolásticos nazistas ou fascistas baseavam-se em um léxico pobre e em uma sintaxe elementar, com o fim de limitar os instrumentos para um raciocínio complexo e crítico. (ECO,1998, p. 40)

As consequências dessa perspectiva que parece prezar por um “elitismo popular”, como o autor italiano chama, sugerem um ataque a qualquer discurso que possa simbolizar uma discordância, um esboço de pensamento crítico. Como resultado, as universidades, as escolas e os professores são vistos com desconfiança. Buscando uma sombria inspiração nos elementos do romance de Orwell, tais como a novilíngua, a vigilância, o duplipensar, o dossiê que propomos busca acolher textos que tratem de temas relativos ao papel da linguagem e da arte na significação da realidade e de suas implicações para a educação, especialmente a partir de obras distópicas. Os artigos, ensaios e resenhas que versem sobre essas temáticas deverão ser submetidos à revista até o dia 08 de novembro de 2019.

Os textos submetidos deverão ser aprovados pelos organizadores em conformidade com a ementa acima. Caso contrário, poderão ser considerados para outros números da revista ou para seção livre de artigos e de ensaios da edição. Lembramos que a Lendu também recebe em fluxo contínuo artigos, ensaios e resenhas com outras temáticas que não se adequem ao dossiê proposto, sendo necessário indicar no momento da submissão tal característica.

Dr. André Cechinel

Me. Leandro De Bona Dias

Diego Rodrigo Ferraz

Organizadores da edição

 

Dr. Richarles Souza de Carvalho

 

Editor

 

 

 
 
 
 
 
Publicado: 2019-08-30
 

Chamada para mais uma edição

 
A revista aceita também artigos de tema livre para a seção de Textos literários, além de resenhas de obras publicadas recentemente.  
Publicado: 2018-09-10 Mais...
 
Outras notícias...