Expectativas e limites da esfera pública digital: uma análise da participação política
Resumo
Este estudo propõe uma análise teórica sobre os impactos das bolhas informacionais na participação política e no funcionamento das democracias contemporâneas. A questão orientadora da pesquisa consiste em compreender de que forma as bolhas informacionais, amplificadas por algoritmos e lógicas de viralização nas plataformas digitais, afetam a qualidade da participação política e o funcionamento das democracias contemporâneas, limitando o potencial democratizante originalmente atribuído à internet. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, busca-se articular o conceito da democracia deliberativa habermasiana e do ideal de participação política discursiva com os debates sobre as novas tecnologias. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa, baseada na revisão bibliográfica e na análise conceitual. Pretende-se examinar o funcionamento dos algoritmos de engajamento e das lógicas de viralização que favorecem a formação de bolhas informacionais, assim como avaliar os efeitos da polarização e da manipulação emocional no debate público e discutir as limitações e contradições do potencial democratizante da internet diante das crises democráticas atuais. Com base nesse percurso metodológico, argumentase que ao mesmo tempo em que a internet promoveu um aparente aumento no engajamento cívico, houve também um aumento da polarização e a perda da qualidade do debate público, em razão do controle dos espaços digitais por lógicas de viralização e algoritmos de engajamento emocional que atuam na manipulação do eleitorado. Diante disso, visa-se demonstrar que o potencial democratizante da internet se revelou limitado e, em alguns casos, agravador das crises democráticas já existentes, pois, embora o acesso à informação tenha aumentado, o debate público permanece sujeito a um controle que opera de forma insidiosa e que não assegura a participação política efetiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.