”AQUI NO CAMBIRELA, RESISTE MARIGHELLA” – O DIREITO À CIDADE E A OCUPAÇÃO CARLOS MARIGHELLA
Resumo
Para discutir o tema do direito à cidade, iremos trazer teóricos contemporâneos do eixo temático. Este trabalho tem como objetivo categorizar três fases da Ocupação Carlos Marighella. Onde conflitos e resistências se dão dentro de acontecimentos, como a ocupação de um terreno abandonado no município de Palhoça e o despejo ocorrido por uma decisão contraditória. A relação com a prefeitura da cidade, o despejo considerado ilegal e a remoção das famílias deste terreno para serem alocados em um ginásio de esportes, em outro bairro, presume uma comoção dos moradores em estarem situados em um local no qual era pouco acolhedor. Diante disso, as assembleias acontecem para que seja decidido os rumos das famílias e então, nasce uma nova Ocupação, em outro bairro do mesmo município e até o momento, as famílias situam-se. Para amenizar os conflitos midiáticos e até mesmo poder dar uma voz para as famílias, através das redes sociais, são realizadas postagens com relatos dos moradores e eventos junto com a comunidade universitária para promover a luta por moradia e debater diversas características do movimento pelo Direito à Cidade. Por fim, a discussão teórica perpassa outras problemáticas como o Programa Minha Casa, Minha Vida, onde ocorreu a primeira fase da Ocupação e quais as consequências apontadas por coordenadores da mesma, assim como um estudo aprofundado do programa e suas aplicações no município.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.