EDUCAÇÃO E FUTEBOL
UM EMBATE ONDE TODOS PERDEM
Resumo
O futebol é uma máquina de transformação social desde sua invenção. Ainda que o esporte tenha sido modificado e evoluído, as cobranças que o cercam, não. Além de abordar a carga horária, desistência em massa da educação e o impacto na força de trabalho nacional. A partir da consulta a literatura e dados estatísticos sobre o tema, objetivo desse trabalho é problematizar a articulação entre o a atuação da gestão pública sobre a formação no futebol e a escolarização dos atores principais do esporte. Será demonstrado como é feito de maneira positiva em outros países mundo afora, além de sugerir aplicações diversas da legislação para maior proteção dos que ingressam, mas não obtêm êxito nesse esporte. Concluindo assim que mesmo que 3 por cento tenham sucesso nessa jornada, é obrigação do Estado socorrer os outros 97 por cento de maneira 100% eficiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.