Instrumentos avaliativos na formação crítico-reflexiva em enfermagem: revisão de estudos brasileiros

Autores

  • Christiny Regina Lopes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marta Lenise Prado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiane Ferraz Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Bruna Pedroso Canever Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Pilatti Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Elieser Peper Nascimento Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18616/is.v6i1.3484

Resumo

O tema do presente estudo é a avaliação discente e tem como objetivos identificar os instrumentos utilizados para a avaliação discente nos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil e descrever como os princípios de uma avaliação crítica estão expressos nos trabalhos analisados. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de 11 artigos selecionados, em um universo de 705 analisados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Brasil. No processo de avaliação discente aparecem os instrumentos: provas teóricas, portfólio, estudo de caso, autoavaliação, situação-problema, planejamento estratégico situacional, instrumento para atividades práticas, os quais são interpretados e utilizados de diferentes formas pelos docentes. O processo avaliativo continua sendo um desafio, pois aparecem incoerências entre os princípios teóricos que orientam os docentes e sua prática efetiva. Conclui-se que ressignificar a avaliação no processo ensino-aprendizagem é um imperativo para a formação de profissionais crítico-criativos e reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiny Regina Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Federal de Santa Catarina (REMULTISF/UFSC). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2011-2013). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina (EDEN/PEN/UFSC). End.: Rua Irmãos Vieira, nº 668, apto. 302, bairro Campinas, São José. CEP: 88101-290. Santa Catarina. Brasil. Fone: +55 (48) 3721-9480.

Marta Lenise Prado, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa EDEN/PEN/UFSC. Florianópolis, Brasil. Fone: +55 (48) 3721-9480.

Fabiane Ferraz, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Enfermeira. Doutora. Professora do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista PNPD/CAPES (2011-2012). Membro dos Grupos de Pesquisa GECIES e LADSSC/UNESC. Criciúma, Brasil. Fone: +55 (48) 3431-2609.

Bruna Pedroso Canever, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do EDEN/PEN/UFSC. Florianópolis, Brasil. Fone: +55 (48) 3721-9480.

Patrícia Pilatti, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Assistente Social. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Membro do GECIES/UNESC, Criciúma, Brasil. Fone: +55 (48) 3431-2609.

Elieser Peper Nascimento, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Acadêmico do Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Bolsista PIBIC/UNESC/CNPq, Membro dos Grupo de Pesquisa GECIES/UNESC, Criciúma, Brasil. Fone: +55 (48) 3431-2609.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Edição

Seção

Gestão em Saúde