DOENÇA DE ALZHEIMER: ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS, QUALIDADE DE VIDA, ESTRATEGIAS TERAPÊUTICAS DA FISIOTERAPIA E BIOMEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v8i2.3573Resumo
Com aumento da expectativa de vida os indivíduos vem alcançando idade mais avançada e desenvolvendo doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. Uma doença que leva danos cognitivos, proprioceptivas e a demência. Se apresenta em três estágios: Estagio 1: No inicio da doença com problemas moderados de memória como esquecimento; Estagio 2: o indivíduos necessita de cuidados ocorre perda da funcionalidade, temporalidade e esquecimentos, perda de memória recentes, a interpretação dos estímulos é prejudicada. Não consegue mais realizar suas atividades diárias sozinho. Estagio 3: perda quase completa da capacidades cognitiva, completa dependência de um cuidador. Métodos Foram realizadas buscas sistematizadas em bases de dados eletrônicas (Scielo, Pubmed, Google Acadêmico). Resultados e conclusão: Os estudos analisados sugerem a eficácia da Fisioterapia, na melhora da função motora, para manter o equilíbrio, a força e a cognição em pacientes com DA. Além disso, exercício está associado com menor prevalência e incidência de demência (32%), bem como de declínio cognitivo. a Biomedicina é muito importante para auxiliar nas áreas que envolvam avaliações da qualidade de vida deste paciente, criar estratégias educativas, de prevenção, promoção e intervenção na busca de uma velhice bem-sucedida junto aos familiares e cuidadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.





