PRINCIPAIS FATORES BIOMECÂNICOS RELACIONADOS À POSTURA EM PRATICANTES DO BALLET CLÁSSICO E SUA RELAÇÃO COM A FISIOTERAPIA ALIADA AO PILATES: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Emanuelle de Souza Bernardo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato Ortopédica, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil.
  • Júlia Engelmann Universidade do Extremo sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18616/inova.v13i2.4314

Resumo

Ballet Clássico é um nome dado a um estilo de dança com princípios específicos, como: postura ereta; uso do em dehors (rotação externa dos membros inferiores), verticalidade corporal; disciplina; leveza, harmonia e simetria. Devido ao Ballet estar sempre ligado á perfeição dos movimentos, os bailarinos podem sentir determinadas musculaturas e articulações sobrecarregadas e fadigadas, pelas horas exaustivas de treinos, levando-os a desenvolver lesões bem características da dança clássica. Diversos fatores biomecânicos podem estar relacionados à essas alterações musculares e posturais nos bailarinos. Como alternativa de tratamento destas lesões específicas do Ballet clássico, a fisioterapia e o método Pilates são excelentes aliados. Mediante estes fatores, a revisão de literatura sobre os principais fatores biomecânicos relacionados à postura e alterações em praticantes do ballet clássico, e sua relação com a fisioterapia aliada ao método Pilates, é de extrema importância, como forma de aperfeiçoar o conhecimento de que estas três técnicas unidas, fisioterapia, pilates e ballet clássico, podem apresentar resultados mais satisfatórios no desempenho dos bailarinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Edição

Seção

Saúde Funcional