A FISIOTERAPIA NA SÍNDROME DO IMPACTO DO OMBRO - UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v13i2.4335Resumo
A síndrome do impacto no ombro (SIO) caracteriza-se por uma síndrome dolorosa do ombro, acompanhada por microtraumatismos e degeneração, além da diminuição de força muscular e tendinite do manguito rotador. É a afecção mais comum da cintura escapular com prevalência superior em indivíduos com idade entre 40 e 50 anos e está relacionada a atividades funcionais e esportivas, o que faz ser mais frequente em adultos jovens. Deste modo, o objetivo da presente revisão foi verificar quais os principais métodos que estão sendo utilizados no tratamento conservador para a SIO e como a fisioterapia tem um papel relevante na reabilitação do ombro. A pesquisa foi executada do ano de 2010 até o ano de 2018. Concluiu-se que a fisioterapia tem um papel fundamental na reabilitação de pacientes com síndrome do impacto do ombro, visto que existem muitas técnicas de intervenção e avaliação para se obter um panorama do estado cinesiológico funcional do indivíduo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.