O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v11i2.5538Resumo
Os serviços de Atenção Básica de Saúde são a porta de entrada do cidadão ao Sistema de Saúde Pública, por meio de esclarecimentos, orientações e consultas eles disponibilizam informações e cuidados para a população, atuando inclusive na prevenção de doenças e epidemias.A interação do farmacêutico com o paciente possibilita conhecer suas peculiaridades e necessidades, com vistas a orientá-lo sobre a maneira adequada de usar o medicamento, sobre os eventuais efeitos colaterais e principalmente sobre a importância da sua dispensação correta. esse estudo configura-se como uma revisão bibliográfica de caráter descritivo. Os artigos pesquisados concluíram de uma forma geral que a automedicação, o uso e a dispensação inadequadas de medicamentos é bastante comum entre os brasileiros, fato que evidencia a relevância do papel do farmacêutico no esclarecimento da população sobre este tema e demonstra a sua importância na promoção da saúde e, por conseguinte na melhora da qualidade de vida dos pacientes .Percebe-se que a atuação do farmacêutico nas UBSs, por meio da orientação e acompanhamento dos pacientes quanto ao uso racional dos medicamentos e a orientação para uma prescrição de qualidade desses medicamentos - pode ser fundamental na promoção da saúde da comunidade. Observou-se que os artigos pesquisados na literatura demonstram que o farmacêutico ao atuar nas UBSs pode contribuir para a promoção da saúde na comunidade à medida que esclarece dúvidas e ensina os pacientes a utilizarem os medicamentos de forma racional, bem como a dispensação adequada dos mesmos, considerando-se ainda que esta atuação pode contribuir para a redução da prática da automedicação, um problema visto como de saúde pública no Brasil, dado aos índices elevados desta prática.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.