REGULAÇÕES PSICOFISIOLÓGICAS E OS ASPECTOS ERGONÔMICOS DO TRABALHO EM UM HORTO FLORESTAL UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v13i2.6071Resumo
RESUMO
O trabalho em horto florestal representa um tipo de atividade ocupacional que exige posições corporais como agachamento, hiperflexão do tronco, posições desconfortáveis e, por vezes, dispositivos auxiliares pouco adequados que, de forma associada, podem levar a queixas e procuras de tratamentos para disfunções musculoesqueléticas por parte desses trabalhadores. Analisou-se as regulações psicofisiológicas e os aspectos ergonômicos envolvidos no trabalho do Horto Florestal Comunitário. O estudo foi realizado com os doze trabalhadores todos acima de 18 anos, utilizou-se questionário sociodemográfico estruturado, Escala Visual Analógica - EVA, escala de Borg, Checklist de Couto® e Dinamométrica escapular e lombar. Os escores finais das condições dos postos de trabalho e organizacionais encontradas foram boas, porém na avaliação específica dos riscos de Lombalgia e DORT os mesmos mostraram-se elevados, envolvendo 85,7% e 100% respectivamente. A percepção subjetiva do esforço envolveu 88,8% dos trabalhadores apontando como moderada a intensa. Embora as condições dos postos de trabalho e organizacionais mostraram-se positivas, os riscos específicos para disfunções musculoesqueléticas apresentaram-se elevados, que em paralelo às percepções de esforços altas, remetem aos aspectos atitudinais envolvidos na especificidade destas funções. Foi possível estabelecer algumas recomendações ergonômicas visando a redução de tais riscos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.




