Perfil De Recém-Nascidos Prematuros Internados em Hospital Materno-Infantil do Extremo Sul de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18616/inova.v13i2.6158Resumo
A neonatologia é uma especialidade pediátrica, voltada para o estudo e tratamento das crianças recém-nascidas. Sabe-se que, apesar da evolução das tecnologias e do acesso à informação, a mortalidade neste período é considerada alta. Um dos fatores de riscos conhecidos para morbimortalidade no período neonatal é a prematuridade. É considerada prematura toda criança que nasce com até 36 semanas e 6 dias. Segundo a portaria ministerial nº 72 de 11 de janeiro de 2010, a vigilância e investigação de mortes infantis e fetais são serviços obrigatórios do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva de corte transversal, aonde objetivou-se avaliar 195 crianças pré-termo, de ambos os sexos e que tenham sido internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Materno Infantil de Santa Catarina no período de janeiro de 2018 à de janeiro de 2020. Será feita uma análise dos prontuários destas crianças, procurando elaborar um perfil destas. Os dados serão tabulados para posterior análise com auxílio do software IBM Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 21.0. Considera-se que a identificação do perfil destes prematuros, poderá ser usada para planejar estratégias de prevenção de novos casos de prematuridade e para aumentar o conhecimento de pais e profissionais da saúde acerca do assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.




