LEIOMIOMA VAGINAL: RELATO DE TUMOR RARO
Resumo
Leiomiomas são tumores benignos originados no músculo liso. Mais comumente são localizados no útero, mas raramente podem surgir na vagina. Há pouco mais de 300 casos descritos de leiomioma vaginal.1,2 O diagnóstico pode ser difícil, uma vez que essas massas podem ser confundidas com cistos vaginais ou miomas cervicais, levando a tratamentos inadequados.3,4 Paciente feminina, 39 anos, procurou atendimento médico após perceber uma “bola” na vagina. Utiliza dispositivo intrauterino de cobre há 5 anos, sem antecedentes gineco-obstétricos significativos. Realizado citopatológico há 3 anos, e esse, sem alterações. Na consulta, o exame físico revelou vulva com perda de volume e durante a palpação, cisto móvel na parede anterior de aproximadamente 3 centímetros, localizado no terço médio da vagina. A paciente foi tratada com exérese cirúrgica. O anatomopatológico revelou porção nodular de tecido cinzento e elástico com 3,0 x 2,5 x 2,5 centímetros. À microscopia, proliferação fusocelular sem atipias celulares e sem mitoses atípicas. A imuno-histoquímica fez o diagnóstico definitivo de leiomioma. O relato de caso enfatiza a importância de um diagnóstico preciso de leiomiomas vaginais, uma condição rara que pode ser confundida com outras patologias. A exérese cirúrgica do tumor permitiu o diagnóstico correto, ressaltando a necessidade de uma avaliação cuidadosa de massas vaginais para garantir o tratamento adequado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais à Revista Inova Saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.